TPS - Como testar e quando trocar:
Como testar:
1 – O teste é feito com um scanner conectado à tomada de diagnose no veículo. Você vai acelerando bem devagar para ver se não tem nenhuma falha que dê para perceber, algumas vezes a aceleração tem que ser feita bem rápido até ter certeza que está tudo bem com o TPS.
2 – Outras vezes o código de falha fica registrado na Centralina (UCE), aí não tem nenhuma dúvida, é só trocar o TPS que o carro passa a funcionar direito.
3 – Tem mecânico que para saber se o TPS está ou não com defeito, com o carro funcionando ele dá umas pancadinhas de leve com o cabo de uma chave de fenda no TPS. Se oscilar a marcha lenta ele condena o TPS e troca a peça.
A fábrica não recomenda este procedimento, não tem nada de técnico nisto, o TPS é muito sensível e se ele não tinha nada as pancadas podem acabar gerando problemas, uma batidinha mais forte pode trincar a peça e aí vai ter que trocar mesmo.
Quando Trocar:
Normalmente o TPS não apresenta problemas antes dos 60.000 km, podendo chegar a mais de 120.000 km dependendo do uso e da forma de dirigir de cada um, porém é recomendável a troca preventiva do TPS após completar 60.000 km devido ao desgaste natural dos elementos internos, para evitar danos maiores e possíveis dores de cabeça para o dono do veículo.
1 – O teste é feito com um scanner conectado à tomada de diagnose no veículo. Você vai acelerando bem devagar para ver se não tem nenhuma falha que dê para perceber, algumas vezes a aceleração tem que ser feita bem rápido até ter certeza que está tudo bem com o TPS.
2 – Outras vezes o código de falha fica registrado na Centralina (UCE), aí não tem nenhuma dúvida, é só trocar o TPS que o carro passa a funcionar direito.
3 – Tem mecânico que para saber se o TPS está ou não com defeito, com o carro funcionando ele dá umas pancadinhas de leve com o cabo de uma chave de fenda no TPS. Se oscilar a marcha lenta ele condena o TPS e troca a peça.
A fábrica não recomenda este procedimento, não tem nada de técnico nisto, o TPS é muito sensível e se ele não tinha nada as pancadas podem acabar gerando problemas, uma batidinha mais forte pode trincar a peça e aí vai ter que trocar mesmo.
Quando Trocar:
Normalmente o TPS não apresenta problemas antes dos 60.000 km, podendo chegar a mais de 120.000 km dependendo do uso e da forma de dirigir de cada um, porém é recomendável a troca preventiva do TPS após completar 60.000 km devido ao desgaste natural dos elementos internos, para evitar danos maiores e possíveis dores de cabeça para o dono do veículo.