TPS - Como diferenciar e como funciona o TPS
Como diferenciar os TPS:
Todos os TPS vêm de fábrica identificados com a logo Vogel Golden, o código do produto e o código de referência de montagem (1C, 2C, etc... no caso Marelli e 872, 682 no caso Delphi, etc...).
É importante verificar para que lado gira o TPS para a direita (sentido horário) ou para a esquerda (sentido anti-horário) cada um tem a sua aplicação.
As montadoras fazem esta diferença pela cor do núcleo.
No sistema Marelli, o TPS de núcleo preto, gira para a direita e é usado na maioria dos carros com sistema de injeção Marelli.
Já o núcleo branco, que gira para a esquerda, é usado no Tempra 16V 95 em diante e nos Gol e Parati 2.0 16V 97 em diante.
No sistema GM o núcleo preto gira para a direita no sentido horário e é aplicado nos Corsa e Celta 4 bicos. O núcleo branco gira para a esquerda no sentido anti-horário e é aplicado nos Monza, Kadet, Ipanema, Corsa e S10 1 bico só.
Como funciona o TPS:
Quando o motorista pisa no acelerador o cabo de comando faz a borboleta do TBI abrir e o eixo gira o núcleo do TPS. Conforme a posição de abertura da borboleta o TPS emite um sinal informando qual o ângulo de abertura da mesma.
Com a informação da tensão de retorno do TPS, a Centralina (UCE) interpreta qual a quantidade de ar que está sendo admitido no sistema, e determina quanto de combustível deve ser injetado pelo bico para uma mistura apropriada, conforme o mapa de programação do sistema. O TPS recebe 5V e emite sinais entre 0,4 e 4,9 v de resposta.
Todos os TPS vêm de fábrica identificados com a logo Vogel Golden, o código do produto e o código de referência de montagem (1C, 2C, etc... no caso Marelli e 872, 682 no caso Delphi, etc...).
É importante verificar para que lado gira o TPS para a direita (sentido horário) ou para a esquerda (sentido anti-horário) cada um tem a sua aplicação.
As montadoras fazem esta diferença pela cor do núcleo.
No sistema Marelli, o TPS de núcleo preto, gira para a direita e é usado na maioria dos carros com sistema de injeção Marelli.
Já o núcleo branco, que gira para a esquerda, é usado no Tempra 16V 95 em diante e nos Gol e Parati 2.0 16V 97 em diante.
No sistema GM o núcleo preto gira para a direita no sentido horário e é aplicado nos Corsa e Celta 4 bicos. O núcleo branco gira para a esquerda no sentido anti-horário e é aplicado nos Monza, Kadet, Ipanema, Corsa e S10 1 bico só.
Como funciona o TPS:
Quando o motorista pisa no acelerador o cabo de comando faz a borboleta do TBI abrir e o eixo gira o núcleo do TPS. Conforme a posição de abertura da borboleta o TPS emite um sinal informando qual o ângulo de abertura da mesma.
Com a informação da tensão de retorno do TPS, a Centralina (UCE) interpreta qual a quantidade de ar que está sendo admitido no sistema, e determina quanto de combustível deve ser injetado pelo bico para uma mistura apropriada, conforme o mapa de programação do sistema. O TPS recebe 5V e emite sinais entre 0,4 e 4,9 v de resposta.