Sensor de Nível - Como testar e Recomendações
Como testar se o problema está no painel ou no Sensor:
Painel: É necessário ter um simulador de resistência, uma Década Resistiva. Após desmontado o módulo conecta-se os plug’s da década nos terminais do módulo que vão para o painel e simula-se os valores resistivos definidos pelo fabricante. Se o painel mostrar corretamente as indicações de cada valor, você terá certeza de que é o Sensor de nível que está com defeito.
Sensor: É necessário um multímetro para este teste. Com as pontas de testes conectadas aos cabinhos do sensor de nível, deve-se movimentar a haste e checar se as indicações no multímetro são corretas, durante a movimentação não pode haver vazios ou picos na marcação do multímetro, se isto ocorrer troque o sensor de nível.
Recomendações:
Tem gente que pra aproveitar o sensor e baratear para o cliente faz uma espécie de limpeza no circuito. Este não é um serviço decente e não fica bem feito.
1 – Não é recomendado fazer limpeza dos contatos e trilha do Sensor de Nível com produtos químicos ou elementos abrasivos. Estes componentes são fabricados com materiais que garantem sua lubrificação durante a vida útil recomendada. A limpeza inadequada poderá dar mais alguns dias ou semanas de uso. Mas não resolverá o problema. Se a peça não estiver dentro das condições especificadas troque-a por uma nova, pois certamente você terá que fazer o serviço duas vezes.
2 – Não é recomendado a troca apenas de parte do Sensor, só a bóia por exemplo, troque o conjunto todo do sensor de nível. Só assim haverá garantia de um bom serviço da parte do mecânico e a garantia de fábrica estará preservada.
Painel: É necessário ter um simulador de resistência, uma Década Resistiva. Após desmontado o módulo conecta-se os plug’s da década nos terminais do módulo que vão para o painel e simula-se os valores resistivos definidos pelo fabricante. Se o painel mostrar corretamente as indicações de cada valor, você terá certeza de que é o Sensor de nível que está com defeito.
Sensor: É necessário um multímetro para este teste. Com as pontas de testes conectadas aos cabinhos do sensor de nível, deve-se movimentar a haste e checar se as indicações no multímetro são corretas, durante a movimentação não pode haver vazios ou picos na marcação do multímetro, se isto ocorrer troque o sensor de nível.
Recomendações:
Tem gente que pra aproveitar o sensor e baratear para o cliente faz uma espécie de limpeza no circuito. Este não é um serviço decente e não fica bem feito.
1 – Não é recomendado fazer limpeza dos contatos e trilha do Sensor de Nível com produtos químicos ou elementos abrasivos. Estes componentes são fabricados com materiais que garantem sua lubrificação durante a vida útil recomendada. A limpeza inadequada poderá dar mais alguns dias ou semanas de uso. Mas não resolverá o problema. Se a peça não estiver dentro das condições especificadas troque-a por uma nova, pois certamente você terá que fazer o serviço duas vezes.
2 – Não é recomendado a troca apenas de parte do Sensor, só a bóia por exemplo, troque o conjunto todo do sensor de nível. Só assim haverá garantia de um bom serviço da parte do mecânico e a garantia de fábrica estará preservada.